O que servir???

O que servir e quanto servir em uma festa de casamento

Definir o tipo e calcular a quantidade  de comida que será servida em uma festa não é tarefa fácil, já que depende de vários fatores como:

– Tempo de duração da festa – A duração da festa conta muito! Em uma festa animada que dura mais de cinco horas, espera-se que as pessoas bebam e comam muito mais!
– No caso de um almoço/jantar, se haverá ou não coquetel – Se houver coquetel precedendo o almoço ou jantar, as pessoas comerão menos do prato principal.
– Quantidade de jovens, homens e mulheres – Em geral, os jovens comem mais que as pessoas mais velhas e os homens comem mais que as mulheres.
– Quantidade de crianças – Na hora de calcular a quantidade de comida, você deve contar cada 2 crianças como 1 adulto.
– Se houver muitos docinhos, os convidados comerão menos bolo.

Como calcular a quantidade de comida por pessoa

– Calcule 5 a 8 salgadinhos por pessoa se houver almoço ou jantar em seguida.
– Calcule 12 salgadinhos ou canapés por pessoa se houver apenas um prato quente em seguida (coquetel+prato-quente).
– Calcule 15 a 18 salgadinhos por pessoa se houver apenas coquetel.
– Calcule aproximadamente 150 gramas de massa por pessoa se for servi-la como acompanhamento e 200 gramas  se for servi-la como prato principal.
– Calcule 120 gramas de frutas e vegetais por pessoa.
– Calcule aproximadamente 200 gramas de carnes ou peixes por pessoa em um almoço ou jantar onde haverá outros pratos e 300 gramas em um churrasco.
– Calcule 50 gramas de arroz por pessoa. Quando cozido o arroz triplica o seu peso, ou seja, 50 gramas de arroz cru são equivalentes a 150 gramas de arroz cozido.
– Uma fôrma com 22cm de diâmetro de torta salgada ou doce serve até 10 pessoas.
– Calcule 5 ou 6 docinhos por pessoa.
– Calcule 60 gramas de bolo por pessoa (caso haja docinhos ou outras sobremesas) e 100 gramas por pessoa (se o bolo for a sobremesa).
– Calcule 1 bola de sorvete por pessoa (aproximadamente 150 gramas).
– Em relação às sobremesas, o ideal é fazer com que cada sobremesa dê para todos os convidados.

Como calcular a quantidade de carne em um churrasco

O site do serviço de informação da carne (SIC) oferece ótimas informações que vão desde o cálculo da quantidade de carne para um churrasco até dicas sobre a melhor forma de assar. Vale a pena visitar!

Outras dicas

– Para economizar: Se vocês querem economizar, não exagerem na quantidade de pratos! Quanto mais opções disponíveis, mais as pessoas irão comer e até desperdiçar! A maioria vai querer experimentar um pouquinho de cada coisa. O mesmo vale para sobremesas: se você pudesse escolher entre bolo de chocolate e bolo de chocolate branco, não iria querer um pedaço de cada?
– Para escolher o cardápio: Se vocês estão em dúvida sobre o que servir, apostem naquilo que todo mundo come. Bem melhor do que servir comida exótica ou aquele prato que o seu amor adora e ninguém mais! Deixem estas delícias para um jantar a dois e sirvam o que agrada a maioria!
– Quando há muitas crianças na festa: Vocês decidiram servir uma comida super requintada, mas terão muitas daminhas, pajens e vários filhos de amigos na festa? Pensem na possibilidade de preparar um cardápio especial para eles. Que tal mini pizzas, batatinhas fritas e pequenos hambúrgueres?
A criançada vai adorar e os pais irão elogiar o gesto de delicadeza dos noivos!

Mais dicas

– Contrate um serviço de buffet – Organizar uma festa sozinha pode ser uma delícia quando você tem tempo dísponível, maas como os preparativos do casamento não se resumem à festa, o melhor a fazer nessa hora é contratar um buffet para cuidar de todos os detalhes. Você evitará maiores preucupações com a comida da festa se escolher bons profissionais!
– Cálculos aproximados – Como dissemos, estas quantidades são aproximadas e cariam muito de acordo com os fatores citados acima.
Converse como responsável pelo serviço de buffet antes dde fechar as bebidas. Se for possível comprá-las em consignação, melhor.
– Lembre-se – De providenciar refrigerantes diet e água para os diabéticos, idosos e para os que não tomam bebidas alcoólicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *